sábado, 6 de outubro de 2007

LET THERE BE ROCK

“In the beginning

Back in nineteen fifty five

Man didn't know 'bout a rock 'n' roll show

'N all that jive

The white man had the schmaltz

The black man had the blues

No one knew what they was gonna do

But Tschaikovsky had the news, he said”


Até a uns meses inocentemente, pensava que só eu tinha mudado a minha maneira de ver a música graças a este álbum!

Mas era puro engano! Este álbum é sem dúvida um passo marcante na história do Hard Rock! Estávamos em 1977, quando os irmãos Young juntamente com Bon Scott, estavam sentados numa mesa e a fumar um “cigarro”, George diz: “Este álbum devia chamar-se “Let there be Rock” , e assim se chamou. Um álbum clássico de AC/DC riff’s rápidos, solos bem a maneira de Angus Young, e músicas onde o tema principal é a droga, sexo e rock’n’roll! Nada de novo para os AC/DC!

O álbum, abre com o fantástico tema “Go Down” e termina, com o tema mais sarcástico da história da banda… “Whole Lotta Rosie”, pois este tema fala de uma prostituta que era extremamente gorda e que Bon teria sido o 26 homem a ir com Rosie para a cama!

Whole Lotta Rosie ao vivo em Paris:



Set-List:

  1. Go Down
  2. Dog Eat Dog
  3. Let There Be Rock
  4. Bad Boy Boogie
  5. Problem child
  6. Oversose
  7. Hell Ain’t a Bad Place to Be
  8. Whole Lotta Rosie

Video Clip de "Let There Be Rock"



Banda:

Angus Young: Guitarra Solo

Macloud Youg: Guitarra Ritmo

Mark Evans: Baixo (studio)

Cliff Williams: Baixo (Concertos/Vídeos)

Phil Rudd: Bateria

Bon Scott: Voz

Foi Produzido por George Young e Harry Vanda, os produtores de sempre dos AC/DC!

O álbum “Let There Be a Rock” continua a ser um dos álbuns mais vendidos da historia do Hard Rock com dois milhões de cópias vendidas! Nada que se compare ao “Back in Black” (também dos AC/DC) que é o álbum mais bem sucedido da história da música com vinte um milhões de copias vendidos!

Quando ouvi este álbum em vinil pela primeira vez tinha 15 anos… até aqui as bandas que ouvia era Guns´n Roses, Cult e Metallica! A partir do dia que ouvi este álbum comecei a ver a música de outra forma… uma forma simples! Pois um bom álbum faz-se com músicas simples e que durem 30 anos! Ainda hoje este álbum é tocado com a mesma virilidade que a trinta anos atrás… e continua a ser um dos hinos do Rock Pesado!

A prova que este álbum é um hino a Hard Rock é que na última digressão que a banda fez foram tocados 4 temas deste álbum em 8 temas que ele tem e em 16 álbuns de originais da banda…

Os AC/DC vão voltar em Outubro com um DVD de nome “Plug Me In” em que o primeiro DVD conterá raridades de Bom Scott e o segundo raridades de Brian Johnson… Alias este DVD é o seguimento das “Family Jewels” lançadas em 2005 , em 2008 espera-se o que segundo muitos o ultimo álbum de originais da banda e a ultima digressão mundial da banda… Alias será a mais esperada de todos os tempos, sabendo que a impressa britânica considerou os AC/DC como a banda numero um a ver antes de morrer… A frente de Pink Floyd, Rolling Stones, Led Zeppelin entre outras… eu posso dizer que já os vi e eles são a melhor banda ao vivo… e já vi muitos concertos!

Não só o único a dizer que “Let There Be Rock” mudou a minha maneira de ver a música … pois Dave Mustane dos Megadeth, Scott Ian dos Anthrax têm a mesma opinião… entre outros tantos anónimos!

"Bad Boy Boogie"


Como um critico disse um dia… “Let There Be Rock” é uma das maiores testemunhas da história do Hard Rock e dos AC/DC"!

AC/DC em 1977:

Em cima da esquerda para a direita: Bon Scott, Mark Evans; Em Baixo: Macloud e Angus Young, Phil Rudd


Let There Be Rock

Nenhum comentário: