Quarta-feira dia 9 de Julho… A maior banda de Heavy Metal do mundo chega a Portugal no seu avião a Lisboa pilotado pelo Vocalista Bruce Dickinson!
Eu saio do trabalho rumo aos Riachos para apanhar os meus companheiros de Guerra! Passo pelos Riachos deixo as minhas coisas… e pego no carro em direcção ao Parque Tejo! Ainda chegamos a tempo de ouvir o Rock a rasgar de Lauren Harris… Depois somos presentiados com o Rock bem pesado dos Norte Americanos “Avenged 7 Fold” que foram uma bela surpresa nos palcos Portugues! A seguir vem os Slayer que mostraram porque é que são umas das bandas mais conceituadas de Trash Metal…
Acabando os Slayer… Inicia-se o trabalho dos Roodies dos Iron Maiden em preparar o Palco! Um palco especial… O Palco de todos os sonhos!
As luzes apagam-se… Inicia-se a música “Doctor, Doctor”, dos UFO (todos nos sabemos que Steve é fã desta banda!), depois iniciam-se os ritmos alucinantes de “Transilvânia” com a passagem de imagens da “Somewhwre Back in Time World Tour” nos painéis onde podemos ver o que se tem passado em flashes desde o inicio da digressão de todos os sonhos… fãns e banda!
Inicia-se “Churchills Speech”, onde se ouve a voz de fundo… E depois entram Nicko, Steve, Adrian, Janick, Dave e Bruce em alta velocidade com os Riff´s de Aces High… e a partir ninguém ficou indiferente a energia transmitida por esta banda de cinquentões, que mais parecia que tinham 25 anos e estavam em Los Angeles… A tocar as cinco noites seguidas na Long Beach Arena! Seguio-se 2 minutes to midnith, onde Adrian eleva a sua Jackson Strato aos Riff´s mais brutais do Heavy Metal… Não faltou Revelations, uma das músicas que ganhou muito com a formação de três guitarristas… e onde podemos ver o 1º solo de Janick Gers, sempre a correr de um lado para o outro do palco e com diversas brincadeiras com Dave Murray!
The Tropper, Bruce imponha a bandeira de Inglaterra nas passadeiras, vestido de soldado inglês, acompanha com a sua voz fantástica as galopadas das guitarras de Dave, Adrian e Janick. Neste tema podemos ver que a banda esta em sintonia pois Adrian e Janick, fazem o solo que Adriam criou ao mesmo tempo, algo absolutamente fantástico!
O momento da noite “Wasted Years” o single… é o que se pode dizer, neste tema temos a oportunidade de ver Bruce a brincar com Adrian!! E neste tema Bruce prometeu que voltaria a Portugal no próximo ano!
Seguiu-se os clássicos “Number of The Beast”, “Can I Play Id Madness”! E depois mais um momento grande da noite…
Como Bruce disse em Long Beach Arena em 1985, chega de tretas e merdas, vamos tocar um tema a sério… “The Rime of The Accient Mariner”, os 13 minutos deste tema não foram saturantes… o ambiente criado no palco a vestimenta de Bruce como naufrago… Todo levou a acreditar que estávamos num Navio naufragado com os Iron Maiden! Este sim o memento da noite!
Powerslave, parecia que estávamos dentro da Pirâmide Gizé, Bruce com a sua mascara e uma vestimenta algo estranha, fez uma grande interpretação do tema que ele próprio escreveu em 1985!
“Heaven can Wait”… To another Day, mais um tema fantástico em que podemos ver alguns fãns em palco a cantar com Bruce e Steve aquele oooohoooohoooh! Aqui podemos ver que Adrian tem as suas Guitarras sintunizadas com montes de aparelhos para obter a sonoridade original do tema!
Run to The Hills, Fear of The Dark, um tema que não faz parte desta parte da historia da banda, mas que as pessoas adoram, e os Iron Maiden tem tocado em toda a digressão!
Scream For Me Lisbon, Scream For Me… Portugal… The Iron Maiden! Assim acaba a 1ª parte do concerto dos Iron Maiden, com o Hino da Banda… e com a aparição do Eddie usado em 85 na “Slavery World Tour”, neste momento os fãns foram ao delírio…
Esperamos 5 minutos… e entra Bruce com seus amigos, e apresenta a banda! Que todos nos conhecemos…
Dave da os acordes, Bruce acompanhado pelo publico canta, Seven Deadly Sins, Seven ways to win… “Moonchild” grande entrada de Adrian, aquela guitarra realmente tem efeitos que faz coisas absolutamente fantásticas… e de salientar que este solo ficou para Jancik, que sempre que foi chamado a fazer os solos que Adrian lhe concedeu ele esteve a altura!”The Clayvorant” e entra em palco o Eddie de “Somewhere in Time”, quando Dave faz o seu solo fantástico com a sua Fender Strat!
Chegamos ao final com um Hino do Heavy Metal, “Hallowed be thy Name”, um dos maiores ícones dos Iron Maiden dos anos 80, onde o solo de Adrian é executado por Janick Gers com muita loucura com a sua Fender Stratocaster!
Assim acaba o concerto de sonhos… Como li em algum sítio, os Iron Maiden, não são uma banda simples de Heavy Metal… são a instituição do Heavy Metal!
Bruce disse que no final do ano a banda vai reunir-se em estúdio para gravar o próximo álbum de originais! A banda esta com ganas de continuar a criar grandes malhas de Heavy Metal e com vontade de fazer mais e melhor que no passado! Os fãns preferem concertos como este da “Somewhere Back In Time World Tour” mas será que eles importam-se que estes senhores entrem em estúdio para criar algo novo!? Eu não me importo!
Como conclusão podemos dizer que os Iron Maiden são a banda mais profissional do panorama Heavy Metal, e não deixam os seus créditos em mãos alheias… Todos sabem o que tem de fazer em palco, e sabem melhor que ninguém o que o publico pretende deles! Se esta digressão era o Remember da “Slavery World Tour” a banda esteve a altura, e deu aos fãs mais jovem a oportunidade de poderem desfrutar algo especial! E se Janick não esteve lá em 85 esta hoje e é um grande reforço para a banda pois transmite uma energia ao publico e a banda em palco fantástica! E alguém se importa que ele falhe solos ou ritmos!? Eu não!
“Don’t waste your time searching for those wasted years!”
“Wasted Years”
Esperamos a visita para o ano dos Iron Maiden!
Up The Irons
Nenhum comentário:
Postar um comentário