segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A minha revolta!

Todos sabem que eu sou fã de Rock! Aqui não existe qualquer tipo de segredo… Ma s a minha revolta esta na música Portuguesa, nas nossas editoras e nos nossos assalariados (os manangers) da música!

Vamos então falar da minha revolta! Todos me criticam porque paguei 30€ para ver o nosso Nuno Bettecurd e os seus extreme no Coliseu dos Recreios de Lisboa… Ou por outras extravagâncias que já fiz pelo meu amor a Boa Música… A Música que vem do coração da alma dos autores... O meu discurso de indignação começa aqui! Existe um Senhor que da pelo nome Tony Carreira e enche Pavilhão Atlântico enche o coliseu dos recreios durante 3 noites! Até aqui nenhum problema… pois cada um gosta da música que gosta! Mas agora acham justo um artista Português levar o mesmo de um artista Internacional?
Eu acho mal! Então o que vamos pagar? Penso que existe aqui um bando de cegos e um bando de aproveitadores…. Cegos são os fãs porque pagam o que for preciso para ver os seus ídolos e como estamos em Portugal… Apesar de estarmos em crise pagamos os mesmos 30€ para ver o Tony Carreira que pagamos para ver os Extreme… Mas aqui algo de errado… Tem de haver! Então os Extreme estão numa digressão Mundial, apenas com uma paragem no nosso País… Pagar avião, hotel e o Pessoal da Tournée! Será que podemos equiparar estes 30€!? Acho que não!
Não querendo ir buscar casos mais arrepiantes… Como por exemplo os Iron Maiden, Metallica, que alem da banda trazem um espectáculo com eles! E não estou a falar numas meninas a dançarem e de um monte de músicos contratados para a ocasião! Porque estas bandas são uma banda trabalham juntos…Escrevem a música/letra juntos… e vão para a estrada juntos! E o espectáculo que trazem com eles é pirotecnia e um grande show de luzes e um monte de câmaras para as pessoas não perderem pitada do que se passa em redor deles!

No panorama nacional podemos ir do oito ao oitenta… Os Xutos enchem casas levam caro… mas são uma banda… Um grupo que levam com eles um grande espectáculo! E quando tocam na capital não fazem um espectáculo para o Jet Set e alguns fãs mas sim um espectáculo para os fãs! Mais recentemente temos uma banda que arrasta multidões mas que mais uma vez para acabar a digressão com os fãs… encheu o Pavilhão Atlântico! Falo dos Da Weasel! Uma grande banda Portuguesa… Mas que não vive para os hits… E por um monte de mulheres histéricas!
Vou ter de ser directo… Irrita-me esse tal de Tony Carreira! Acho que tem uma grande carreira e a prova está na comemoração dos vinte anos de carreira! Mas quem é o Tony Carreira? Um monte de músicas com arranjos de uma excelente banda… e pouco mais e um espectáculo com umas miúdas a abanar-se! Isto vale o dinheiro? Em que mundo estamos! Porque o problema não é o nosso País… está em tudo o mundo a Industria Discográfica e os seus Manangers fazem uma banda ser a maior sem sequer ser uma banda! Temos montes de exemplos destas situações. Lembram-se das Spice Girls… Foram ao topo e depois caíram. Agora temos os Tokio Hotel… será que vão durar!? A Ammy Whine Hause!? Estamos num mundo em que um grupo manda no que as outras pessoas ouvem…

Se os Da Weasel enchem o Pavilhão Atlântico porque é que não tem o direito de antena que tem o Tony Carreira!? Tenho tantas perguntas a fazer assim! Afinal se formos a ver o Tony Carreira e outros músicos do género são um Flop!? Então se precisam de tanta publicidade para encher uma casa e de uma data de gente que se intitula o Jet Set Português! Então os Da Weasel foram uma banda de garagem e estão no topo por “mão própria”! Os Xutos tem trinta anos de Carreira e lutaram para estar no Top! E não existe quase tempo de antena nenhuma para estes senhores!
Agora confundiu-os a vocês! Ou chegaram onde eu quero que cheguem!? O Tony Carreira é um Flop da Industria! Um homem que tem 14 álbuns, mas que nenhuma música faz parte de um anúncio ou de um hino seja ao que for… Até os Deolinda com o nosso fado dançado conseguem ter mais impacto na sociedade portuguesa que o Tony Carreira! Os Xutos já fizeram duas bandas sonoras! Sabem porque? Porque são uma banda! São músicos!
Analisem este texto… e digam-me se não tenho razão!? A Industria só aposta no que pode dar dinheiro a curto prazo e não a longo prazo! O Tony Carreira é isso… Um rendimento instantâneo a conta de umas pessoas que não são fãs de música mas sim de uma pessoa que faz uns concertos giros e tem uma história de vida… Talvez liberta de drogas e álcool! Por isso é que os Xutos, Da Weasel, Jorge Palma e outros tantos músicos Portugueses que são marginalizados por causa do seu passado! Mas as letras destes senhores falam da realidade da nossa sociedade… a nossa realidade! Enchem casas com fãs de todas as idades não precisam de muito tempo de antena… Mas no final do ano são premiados com premio carreira e música do ano!

Deixo-vos com uma música para acabar de um destes grandes senhores, espero que gostem da minha escolha… Não escolhi Da weasel, porque em breve deve estar aqui um Post do Russo a falar sobre o novíssimo DVD deles e com alguns vídeos penso que brutais!

Vou-vos deixar com uma música dos Xutos e Potapés ao vivo no Campo Pequeno, onde actuaram com o Circo do Solei… também custou 20€, mas tinha um espectáculo em volta desta banda maravilhosa comemoram 20 anos sobre o disco “Circo de feras” e nessas três datas estes senhores tiveram casa cheia… Para ouvir grandes temas… como este maravilhoso “Sai Para a Rua”:

Nenhum comentário: